sábado, 17 de dezembro de 2011

Iniciando os trabalhos




Definição de Arte:
"A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos."
                                                                  spiner.com.br 


Definição de Moda
"A moda não é o simples uso das roupas no dia-a-dia. A moda é um fenómeno sócio-cultural que expressa os valores da sociedade – hábitos e costumes – numa determinada época."                
                                  evolucaodamoda-apr.blogspot.com

Para muitos Arte e Moda se distanciam devido a futilidade associada à moda.  Esse consumismo presente patrocinado pelo mercado de moda realmente confunde as coisas, enquanto um artista é aquele que respira, vive e produz arte, uma pessoa que vive e respira moda não necessariamente é um artista, muita das vezes é apenas um indivíduo vazio.

Moda só deve ser associado a arte quando é utilizada como forma de expressão de seus sentimentos, cultura e apresentação da individualidade, quando é rompido a preocupação com a estética e valorização corporal ela ganha funções nobres e artísticas.

Porém a ignorância e o preconceito são tão grandes que para muitos arte é considerado apelas telas, esculturas e no máximo poesia. Arquitetura, música e moda são descartadas dessa categoria cultural por terem funções e aplicações mais especificas. 

Qual a fronteira entre moda e arte? Quem produz arte na moda? Moda conceitual é só moda de passarela? Quem usa aquilo? Como vestir arte? Porque moda não é arte e porque é? 

Essas e muitas outras perguntas construíram esse espaço que apresentará como a moda, conceitual ou não, convive com a arte cotidianamente desde os tempos da arte rupestre.